quinta-feira, 10 de março de 2016

Como se organizar e estudar em casa

Como já disse antes, eu sou uma vestibulanda de terceiro ano já e nesse tempo estudei de várias formas. Eu fiz 2 anos de pré vestibular presencial e esse ano optei por estudar em casa.
Particularmente, estou estudando muito mais e muito melhor e por isso eu resolvi fazer esse post pra quem quer estudar, mas não consegue manter o ritmo ou não sabe como começar.

  • Agenda
Esse definitivamente é o item mais importante pra minha organização. Sem ela meus estudos estariam uma bagunça. 
Eu escrevo os horários e minhas tarefas do dia. Tudo! Aulas, exercícios, tarefas domésticas, intervalos, momento de lazer, etc. E isso me ajuda a manter o foco e não procrastinar ou pular algo.
Conforme vou realizando o que está escrito, eu coloco um traço de azul claro e quando não, um "x" de vermelho. Acredite, esses vermelhos ficam muito feios. Eles fazem eu me sentir desorganizada e uma pessoa que não leva nada pra frente. No começo minha agenda tinha muitos "Xs", mas isso melhorou com o tempo.
Se você não tem uma agenda, te aconselho comprar uma (mesmo que seja de outro ano) ou um caderno e só ir escrevendo os dias e horários e depois preencher. Isso é muito útil na vida de qualquer estudante, mesmo que não seja vestibulando.




  • Cartões de fichamento
Esse item é bom para a memorização. Eu tenho uns problemas em lembrar fórmulas e até certos assuntos, então eu resolvi usar esses cartões e deixá-los espalhados em materiais que uso constantemente ou até colar nas paredes do meu quarto.
Os cartões podem ser comprados em papelarias e são pautados, mas eu preferi fazer os meus com cartolina pois eu gosto dele mais livre, onde posso fazer desenhos, mapas mentais e usar o espaço que quiser.


O que gosto de fazer é deixar bem colorido e chamativo, pois acabo prestando mais atenção e aprendendo mais rápido.


  • Exercícios e simulados
Quase não adianta estudar teoria e não exercitar. Meu conselho é que a cada matéria aprendida, você faça pelo menos 10 questões no dia ou na semana e também um ou dois simulados ao mês. O interessante é uma prova antiga ou simulado mesmo de um vestibular da sua cidade ou para algum que você vá fazer e um do enem. Além disso é interessante no final do mês fazer exercícios de matérias que você estudou durante ele. O bom é separar um dia e horário como em provas mesmo, e não esqueça de deixar ao seu lado uma garrafa de água e mais o que você vá precisar (um biscoito, uma barra de chocolate, um guaraná, café...).




  • Estude matérias que não são seu forte
E não simplesmente assista aulas ou leia livros. Aprenda! Se você assistiu uma aula ou leu alguma matéria e não entendeu, procure em outros livros e na internet. O que não falta são explicações de formas diferentes. Muitas vezes nós achamos que não conseguimos aprender e na verdade você não se adaptou à linguagem de um professor.


  • Evite distrações
Eu tenho um pouco de problema com isso e acredito que muitas outras pessoas também. Principalmente quando estudamos pela internet (meu caso), mas tente se regular e coloque na sua agenda horários entre 15 e 30 minutos uma ou duas vezes no dia para lazer e uma hora ou uma hora e meia à noite, terminados seus afazeres.
Se acontecer de isso não funcionar, faça um plano de recompensa com alguma coisa que goste (chocolate, por exemplo) e se possível peça ajuda para alguém da sua casa, que te regule e determine se você mereceu ou não. Mas claro, se você está lendo, assistindo à uma aula, fazendo resumos, enfim, e não consegue manter o foco é melhor parar a atividade, ir relaxar e voltar em alguma outra hora. Não é bom deixar para depois, mas é melhor adiar uma matéria e aprendê-la depois que passar por ela de qualquer forma e colocar como "estudada". Nós já fazemos isso muitas vezes na escola...


  • Redações
Por último, e muito importante, faça redações. Meu conselho é fazer entre uma e duas por semana e no final do mês juntá-las e ver o que você pode melhorar. Redação é prática! Se você não tem prática e agilidade, tente fazer uma a cada dez dias e vá aumentando. Comece com temas que tenha facilidade e vá dificultando e não deixe de estar sempre atento às notícias do Brasil e do mundo.



Eu uso uma folha de redação de um curso que não conheço, mas que é no formato do enem e ficará AQUI se você quiser pegar. Tchau e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário