domingo, 17 de janeiro de 2016

Dicas para ir bem no Vestibular


Uma fase na vida de quase qualquer adolescente é o vestibular e na minha não é diferente. É uma época de muito estresse e dificuldade por isso resolvi escrever dicas que me ajudam nessa trajetória e que podem te ajudar também.

1- Separe seu tempo!
Hora de comer não é hora de estudar e hora de estudar não é hora de comer.

2- Faça um plano diário.
Faça uma planilha. Coloque as horas do dia em um papel e vá preenchendo com aulas e pausas.
Tire duas horas de almoço, podendo tirar aquele cochilo.
Faça dois ou três intervalos além do almoço para lanchar ou se distrair. Assista uma episódio de uma série ou escute música.
*Intervalos de 30 a 60 minutos.

3- Compre um cofre.
Ou faça. Pode ser uma lata de leite ou até uma caixa de sapatos. Escreva "Vestibulares" e vá juntando dinheiro para pagar as taxas de inscrição, passagens ou lanches do dia, mas não se esqueça de manter arejado. Dinheiro mofa.
*Pode ser que não consiga o suficiente, mas entre pedir 50 ou 100 reais para os pais, é menos constrangedor o valor menor.

4- Exercícios e simulados.
O ideal é que a cada matéria que aprendeu resolva uma lista de exercícios. Isso irá ajudar a fixar a matéria.
Já os simulados, uma ou duas vezes ao mês dependendo da quantidade de questões.

5- Não deixe questões para depois.
Se você não entender uma questão, procure-a. Ela provavelmente já foi resolvida e tem a resolução na internet. Ou ainda pergunte a um professor. Só não vale ficar com dúvidas pois pode cair uma questão semelhante na prova.

6- Saia uma vez ao mês.
Estudar o tempo todo em uma hora não adianta mais. Você precisa se distrair, por isso digo ainda para tirar o domingo de folga. É necessário as vezes fazer "vários nadas".

7- Comece alguma atividade.
Luta, dança, música, academia ou uma simples caminhada irá ajudar relaxar o corpo e a mente. Não pense que é tempo perdido. Sua mente funcionará muito melhor depois.

8- Estude com amigos.
Não os que sabem o mesmo que você. Se for bom em exatas, chame alguém de humanas. Um ajudará o outro.

9- Assista aulas online.
As aulas são bem mais curtas, leves e fáceis de entender. Pode ser as do YouTube mesmo.

10- Faça um mapa.
Que começa onde você está e termina onde quer chegar. Pense no Jogo da Vida. Escreva as etapas que você precisa passar até o vestibular. Comece com aquilo que você vai bem e vá dificultando. Avance, mas não pule etapa!

11- Não desista!
O que mais você vai escutar é que é difícil e para seguir outro caminho. Ignore! Pode ser que não passe na primeira tentativa, mas não desista por isso. Pegue seus erros do ano e mude-os.
Esse é meu terceiro ano de vestibular, mas eu sei o que quero e "deixando pra lá" não conseguirei. Você é capaz! Acredite nisso!